segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O que verdadeiramente importa é aquilo que realmente somos...

Feminino Singular – Sveva Casati Modignani, há pessoas que nascem com um dom, pode ser o dom de fazer os outros sorrir, o dom de cantar maravilhosamente… Sveva Casati Modignani nasceu com o dom de contar histórias como ninguém.

Os livros dela são sempre maravilhosos, conseguindo transportar-nos para um lugar onde nunca pensámos ir, contam-nos histórias de pessoas singulares, diferentes mas que ao mesmo tempo podiam ser a nossa vizinha do lado, prima, amiga, irmã, mãe ou avó.

Este livro não é excepção, conta-nos a história de mulheres magníficas, cada uma à sua maneira, com os seus complexos e problemas, mas também com a sua enorme singularidade que as torna diferentes, fortes e maravilhosas. Uma história que nos transporta no tempo e nos faz andar entre o passado e o presente para compreender cada uma delas.

Estava a precisar de um livro assim, de um livro cheio de personagens complexas e elaboradas, em que nada é simplesmente aquilo que parece.

Nota: 5/5


Sinopse:

Martina: uma figura de mulher «singular». Amada por uns e criticada por outros, toda a sua vida esteve sob o olhar inquisidor das gentes de Vertova, incluindo o das próprias filhas...

No decurso da sua existência, dos anos quarenta aos nossos dias, através das mais complicadas vicissitudes, ela tentará encontrar o caminho para atingir a sua autêntica vocação de mulher - gerar a vida. Terá três filhas, de três homens diferentes, sem desposar nenhum deles.

A sua morte súbita, nas vésperas do Natal, provocará um tremendo choque no seio familiar, e será Vienna, a sua mãe, a desvendar os mais íntimos segredos dessa mulher tão enigmática. Através do seu relato, descobriremos que afinal elas têm mais em comum do que pensavam: todas são mulheres atraentes e independentes, que amaram e se deixaram amar, e que decidiram, sobretudo, enfrentar os cânones sociais em prol de um bem maior - a maternidade.

XOXO S.

5 comentários: